Páginas

3 de fevereiro de 2011

Vai deixar a vida te levar?



Se tem algo que não consigo entender é quando alguém diz: "eu deixo a vida me levar...". Ou melhor, entendo, sim! Mas é uma compreensão exagerada, talvez...

Sempre acreditei que nós temos o poder de interferir no nosso destino, pois a vida é feita de escolhas, cada uma delas tem seu preço e o que decidimos hoje ecoa-se pela eternidade. Particularmente, não consigo ficar tanto tempo na "inércia", deixando a vida me levar por caminhos que, muitas vezes, não quero pra mim. Posso até, por fraqueza ou impedimento de qualquer outra ordem, permitir que a "vida me leve" provisoriamente, mas não por tanto tempo.

Então me levanto, me sacudo, me posiciono... Grito "alto lá!". Sim, eu sou protagonista da minha história. Sou eu quem decido que rumo tomar.

Fico imaginando quão monótona deve ser a vida de quem "deixa a vida levar".  A pessoa está ali, às vezes parada, às vezes indo para onde "o vento está soprando", vivendo o que aparecer, sofrendo com o não sei o quê... "Esperando a morte chegar" - e talvez a pessoa já tenha morrido e não sabe! Alô, tem alguém aí?

Em compensação, quem "leva a vida", torna-se líder de si mesmo. Desfaz-se dos problemas, cria outros, perde a guerra, vence a batalha, grita, chora, ri... Mas está ali bem consciente do que quer para si e onde quer chegar. Não há história triste que não possa tomar um rumo diferente. Não há situação complicada que não possa ser resolvida. Não há lamento que não possa se transformar em canto... Só depende de você.

Vai deixar a vida te levar?

O amanhã só começa para quem decide se levantar.

Um comentário:

  1. Amiga, na minha história (quase uma novela mexicana...risos)eu sou a protagonista e vc a melhor amiga!

    ResponderExcluir