Páginas

31 de agosto de 2011

A contradição da vida a dois

Gosto de observar o comportamento de casais - namorados, noivos, marido/mulher - e acho interessante a reação das pessoas quando a emoção toma conta. Seja homem ou mulher, quando a tal da emoção, ou do sentimentalismo, entra em cena, as atitudes não se explicam, nem se justificam. Apenas acontecem. Simples assim. Vá entender...

Na hora da raiva, ou da frustração, que não deixam de ser emoções, a razão, disfarçada, dita a regra: serei mais firme, darei mais valor a mim, vou mostrar que tipo de pessoa sou e ele (ou ela) terá que me "engolir". Ame-me ou deixe-me!

Basta algumas palavras de elogio, um carinho diferente, ou apenas satisfazer nossas vontades, para tudo isso ir pro saco, bem amarrado e com direito a reciclagem - numa próxima frustração. Firmeza? Mas nós conversamos, estabeleci limite. Valor? Sim, ele (ou ela) me valoriza, tanto que continua comigo. "Engolir"? Sim, ele está agindo conforme eu quero!

E ainda tem gente que preza pela liberdade na relação. Irônico, mas é a mesma liberdade que sufoca, desgasta, aprisiona, porque há pessoas que não sabem o que fazer com a liberdade. Pergunto: quando é a emoção que aprisiona, há espaço para liberdade?

Enfim, não dá, realmente, para entender as emoções. Apenas vivê-las. Cada um sabe "a dor e a delícia" de estar num relacionamento. E cada um tem a sua justificativa, convincente ou não! Como ouvi, ontem, de um rapaz: "não posso perder minha namorada, pois vida de solteiro é cara demais".

Tem um ditado que diz: "se quiser conhecer o ser humano, dê poder a ele". Acho que na relação, o que funciona não é o poder, mas a tal liberdade. Portanto, se quiser conhecer o seu companheiro/companheira, dê liberdade e veja o que é capaz de fazer com ela (tendo ou não emoção).

Um comentário:

  1. Milena Cordeiro01/09/2011, 00:06

    Sou fã das publicações neste blog! Parabéns! Uma ótima REFLEXÃO acerca de conviver X viver. Afinal, na relação a dois, convivemos ou vivemos de fato? A liberdade é contraditória em todos os aspectos da vida. O ser busca a liberdade mas, depende o tempo todo. Precisamos é entender que sim, não vivemos sem algo ou alguém, pois nascemos de alguém e porque algo foi feito!Tem coisas em nossa vida que não cabe a explicação e sim a REFLEXÃO!

    ResponderExcluir